IA (Inteligência artificial) no diagnóstico de nódulos de tireoide

Inteligência Artificial no diagnósticos de nódulos de tireoide

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem transformado diversas áreas da medicina, e o diagnóstico de nódulos de tireoide não poderia ficar de fora dessa transformação. 

O teste molecular mir-THYpe full é um exemplo dessa inovação, o teste utiliza algoritmos supervisionados e treinados com machine learning para diferenciar nódulos benignos de malignos em amostras biológicas indeterminadas, agora vamos entender um pouco mais sobre o que são esses termos.

O Papel do Machine Learning no Diagnóstico

Machine learning é uma subárea da IA (inteligência artificial). Imagine um computador aprendendo a identificar doenças a partir de milhares de exemplos. É assim que funciona o machine learning, a tecnologia por trás do nosso teste mir-THYpe full

Esse algoritmo “treinado” compara as características molecularesde um nódulo que está sendo analisado pelo teste com um banco de dados de casos já conhecidos, utilizando dados históricos com as características apresentadas por aquele nódulo. Com isso podemos classificar o nódulo entre “benigno” e “maligno”, auxiliando na tomada de decisão médica.

Na prática

Vamos usar o teste mir-THYpe full como exemplo para entendermos melhor. O teste analisa amostras biológicas utilizando um algoritmo treinado com uma grande quantidade de amostras de diversos pacientes. A resposta fornecida pelo algoritmo é validada contra diagnósticos conhecidos, permitindo que ele aprenda com seus erros e acertos.

Ao utilizar dados já conhecidos, o teste proporciona uma maior acurácia e precisão no diagnóstico. Com o tempo, ele se torna cada vez mais preciso, pois tem uma base crescente de amostras para comparação. Esse processo contínuo de aprendizagem melhora a precisão e a confiabilidade do teste ao longo do tempo.


Como o teste pode ajudar no diagnóstico de câncer? 

O mir-THYpe full analisa marcadores diagnósticos, esses marcadores são baseados em um perfil de microRNA. Os microRNAs são pequenas moléculas que regulam a atividade dos genes. Ao analisar o perfil desses microRNAs, o teste mir-THYpe pode identificar padrões que indicam a presença de células cancerígenas. Essa análise é feita de forma muito precisa e pode ajudar a determinar se o nódulo é benigno ou maligno.

Benefícios do Uso da IA nos diagnósticos médicos. 

  1. Precisão: A IA pode identificar padrões complexos nos dados que podem passar despercebidos pelo olho humano, aumentando a precisão dos diagnósticos.
  2. Velocidade: O processamento de informações pela IA é muito mais rápido do que o manual, agilizando a obtenção de resultados.
  3. Redução de Erros: Ao complementar a expertise médica, a IA contribui para reduzir a margem de erro nos diagnósticos.

O Futuro da IA no Diagnóstico de Tireoide

A integração de IA nos diagnósticos de tireoide promete um futuro onde os diagnósticos serão cada vez mais precisos, rápidos e acessíveis. Tecnologias como o mir-THYpe full é um exemplo de utilização no mundo real da IA no diagnóstico e de como a tecnologia aplicada à ciência pode impactar cada vez mais a vida dos pacientes.

É importante ressaltar que o mir-THYpe full é um suporte a tomada de decisão médica, ou seja, um complemento aos exames já existentes e não substitui a avaliação e interação médico/paciente.

Se você tiver alguma dúvida sobre esse teste ou sobre o seu diagnóstico, converse com o seu médico. Ele poderá te explicar melhor como o mir-THYpe full funciona e se ele é indicado para o seu caso.

Marcos Santos, Ph.D
Biólogo molecular, pesquisador, doutor em genética humana e fundador da Onkos Diagnósticos Moleculares